Seja como...

Vitis vinifera - Videira


João 15: 1-11:
1 "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
2 Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.
3 Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.
4 Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.
5 "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.
6 Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.
7 Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.
8 Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.
9 "Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor.
10 Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.
11 Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.

 É bem provável que Jesus tenha observado com atenção o trabalho nas vinhas por onde passou. a sabedoria com que Ele disse essas palavras foi a mesma que viu o plano de Deus e o significado de cultivar as videiras desse modo particular.
 Para que uma videira produza frutos de qualidade, seus ramos são bem podados. Pra alguém que não entende como funciona o cultivo, a poda parece ser até cruel, pois tira praticamente todas as folhas da planta.   Mas Jesus sabia, melhor do que qualquer viticultor, o motivo de fazer dessa maneira.  
 Além disso, Jesus sabia da importância de os ramos permanecerem ligados à raiz. Nós não somos a videira completa. Somos apenas os ramos pois não possuímos a vida que produz os frutos, mas somos o canal por meio do qual a vida chega aos frutos. 
 Jesus é nossa raiz e ramo principal. Vem d'Ele a fonte de que precisamos para gerar outras vidas na fé. Sem Ele somos inúteis, e infrutíferos. 
 Triste é o fim dos ramos infrutíferos. Mas o Pai nos convida com amor a vivermos em sua dependência. Muitas vezes é difícil entender uma poda. Mas essa repreensão ou provação é feita para nos fazer crescer, para que possamos produzir mais frutos. 
 Não é fácil permanecer na fé quando somos provados, podados e humilhados. Às vezes temos a impressão de que somos inúteis. Mas não é a verdade. Deus nos ama e sabe que nos momentos em que o ramo estáq sem folhas, todos os nutrientes vão direto pros frutos. Recebemos a poda de Deus pra não criarmos distrações que consumam nossas energias e nos atrapalhem no nosso principal objetivo. Nosso dever é Servir a Deus com excelência, dedicando nosso melhor naquilo que é mais importante: pessoas. Elas são os frutos de nossa servidão e testemunho.
 Aprenda a depender de Deus e a remover as distrações. Ele prova que o ama quando o exorta e lhe mostra o caminho certo para produzir frutos. Que sua vida seja abençoada e frutífera, pra honra e glória daquele que nos amou primeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo! Fique à vontade pra comentar e deixar seu recado, lembrando que os comentários estão sujeitos a moderação.