Tudo ou Nada

Por André Josselin no Behance.

Falou também o que os aguardava: "Quem quiser seguir-me tem de aceitar minha liderança. Quem está na garupa não pega na rédea. Eu estou no comando. Não fujam do sofrimento. Abracem-no. Sigam-me, e eu mostrarei a vocês como agir. Auto-ajuda não é ajuda, de jeito nenhum. O auto-sacrifício é o caminho - o meu caminho - para que vocês descubram sua verdadeira identidade." Lucas 9:23,24 - Versão A Mensagem
Pedir tudo não é algo tão estranho ao caráter de Deus. - Francis Chan, em O Deus Esquecido¹ 
Já faz um tempo que queria voltar com o blog, mas nunca encontrava tempo ou o tema certo para escrever. Estava há um bom tempo sem saber por onde recomeçar, até que esses dias, no facebook, li uma citação de Paul Wash, e o desejo de escrever se tornou uma necessidade. Com tanta correria e pro ativismo, a verdade é que tenho dedicado muito pouco tempo e esforço em buscar mais intimidade com Deus. E pode ser que manter as aparências por um tempo seja suficiente, até que tudo o que fazemos vai se tornando cansativo, desgastante e decepcionante. As forças vão se esvaindo e o desejo de desistir e se isolar aumenta. 

A verdade é que estamos numa época em que o evangelho em nossas vidas não avança muitos palmos de profundidade. A verdade é que estacionamos. Ir à igreja, participar de um ou de outro ministério é mais que suficiente, cumprir a tabela diante de Deus e da sociedade. Hoje, lendo este livro¹ de Francis Chan, me deparei com o fato de que fazer essas coisas não é ser cristão. Ser em parte não é ser verdadeiramente. 

Ser cristão significa abdicar a tudo. O orgulho, os preconceitos, nossa visão de mundo, nossas 'regras', e até mesmo nossa visão ideal de igreja ou ministério. Muitas pessoas têm uma série de opiniões e críticas sobre como deveria ser a Igreja de forma geral, mas não estão dispostas a fazer brotar a cura dentro das igrejas. E isso também se aplica a mim, quando não aceito ou não me agrado se as coisas não são como eu gostaria, porque ser cristão é saber que as coisas não são como você gostaria que fossem, mas por amor a Cristo, você dá o seu melhor por elas. 

É muito difícil ser cristão em um mundo que te impele a achar que tudo deve ser do jeito que você quer. Tudo deve ser direcionado e personalizado pra você, porque afinal você é único e especial. O ambiente e os eventos da Igreja devem ser propícios pra que o Espírito Santo fale com você e te comova, ou no mínimo, para que você se divirta. Mas como Diz Rick Warren na primeira página de Uma Vida com Propóstios, Você não é o foco.  A Igreja não existe pra isso. 

A Igreja é um esforço coletivo de buscar a presença de Deus. Não é um festival para os sentidos que nos aproxima de Deus, e sim uma vida inteira garimpando, através da comunhão e do partir do pão, em busca do tesouro da presença de Deus. É no partilhar das dificuldades, no riso e no choro, que a Igreja cumpre seu maior propósito. Programações e eventos são apenas meios de fortalecer essa comunhão, mas não devem, jamais, substituir a finalidade maior, que é estar mais perto de Deus, ser conduzido pelo Espírito Santo.

Pode parecer contraditório, mas ser cristão é viver esforçando-se somente para render-se. Tendemos a tomar as rédeas das nossas vidas e de nossas decisões, mas o auto-sacrifício e a atitude de abrir mão consistem essencialmente em permitir que Deus tome o controle. Tudo o que Deus deseja de nós não tem nada a ver com trocas, eventos ou mesmo uma lista de proibições. Ele apenas deseja que você se renda, para que Ele te transforme no cristão que, sozinho, você nem eu conseguimos ser. 

Invés de continuar pensando em como as coisas poderiam ser melhores pra você, puxe o freio de mão e reflita: O que você tem sacrificado por amor a Jesus? Lembre-se: seguir a Jesus não é obedecer uma lista de coisas que podemos e não podemos fazer. Seguir a Jesus é oferecer a si mesmo como sacrifício, e então descobrir tudo o que Deus sonhou pra você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo! Fique à vontade pra comentar e deixar seu recado, lembrando que os comentários estão sujeitos a moderação.