O pássaro Éfeso



Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
Apocalipse 2:1-7
A gente estende as asas pra voar mais alto, mas perde a vista do chão. E na vida cristã, todos nós estamos sujeitos a esfriar na fé, esquecer do primeiro amor. Talvez a longa caminhada, todas as dificuldades e conquistas nos tornem mais constantes, experientes. Mas o perigo da longa caminhada é esquecer-se de onde viemos.
A advertência em Apocalipse é dirigida a uma igreja cujo coração estava se afastando de Deus. Cumpriam a lei, eram justos, não se contaminavam, mas contra eles, o argumento era um só: Deixaram seu primeiro amor.
O amor de quando aceitamos Jesus e nos deparamos com uma nova vida, cheios de fome e sede de Sua Palavra.
 Esvair-se desse amor é viver em hipocrisia. E escrevo primeiramente a mim. É como um casal que passa anos junto, mas com o tempo, não passam de dois estranhos na mesma casa. A constância em manter o amor não é uma questão de emoção ou sentimento, é uma inclinação de vontade. Nos esforçarmos a cultivar nosso relacionamento com Deus é a única maneira de sentirmos outra vez o desejo de estar com Ele. É preciso aprender a cultivar a sede e fome da Palavra de Deus. Como no amor, e aliás, como Deus é amor, Ele precisa ser cultivado, regado de gestos de atenção e dedicação. Sem esforço, o primeiro amor morre, seca, definha, e nossa comunhão com Deus também.

Oração de Éfeso
Pai, tenho errado em me afastar de Ti.
Tenho deixado de lado a intimidade contigo,
tenho vivido só a lei, não o amor.
Te peço Pai, perdoa-me minha indiferença,
minha frieza,
meu egoísmo em pensar que eu seria bom o suficiente.
Sem Ti não o sou. Não sou nada.
Ajuda-me a cultivar amor sincero por Ti,
quero apaixonar-me por Ti outra vez.
Quero ter intimidade contigo,
quero que meu coração
e todas as minhas vontades
estejam inclinados a Ti.
Em nome do teu Filho amado, Jesus,
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo! Fique à vontade pra comentar e deixar seu recado, lembrando que os comentários estão sujeitos a moderação.