A esposa de Oséias


Livro de Oséias

Capítulo 1, verso 2:
 Quando o Senhor começou a falar por meio de Oséias, o Senhor lhe disse: "Vá, tome uma mulher adúltera e filhos da infidelidade, porque a nação é culpada do mais vergonhoso adultério por afastar-se do Senhor".

Capítulo 3, verso 1:
O Senhor me disse: "Vá, trate novamente com amor sua mulher, apesar de ela ser amada por outro e ser adúltera. Ame-a como o Senhor ama os israelitas, apesar de eles se voltarem para outros deuses e de amarem os bolos sagrados de uvas passas".

Capítulo 4, versos 1 a 3:
Israelitas, ouçam a palavra do Senhor, porque o Senhor tem uma acusação contra vocês que vivem nesta terra: "A fidelidade e o amor desapareceram desta terra, como também o conhecimento de Deus.
Só se vêem maldição, mentira e assassinatos, roubo e mais roubo, adultério mais adultério; ultrapassam todos os limites! E o derramamento de sangue é constante.
Por causa disso a terra pranteia, e todos os seus habitantes desfalecem; os animais do campo, as aves do céu e os peixes do mar estão morrendo.

 Israel vivia uma época de corrupção. O povo escolhido por Deus que tinha no sangue a linhagem de heróis e profetas, agia como se Deus jamais tivesse existido. A cultura de outros povos havia contaminado suas mentes e seus corações. E com que se parece essa cultura?
 "Só se vêem maldição, mentira e assassinatos, roubo e mais roubo, adultério mais adultério; ultrapassam todos os limites! E o derramamento de sangue é constante."
 Para que o povo compreendesse, foi dada a Oséias uma das missões mais difíceis já dadas a um servo de Deus: Casar-se com uma mulher adúltera, com filhos de relação adúltera, e amá-los. toda a decepção e angústia de Deus estampadas na vida de um único homem.
 A realidade vivida naquela época não é muito diferente da de hoje. em todos os lugares, egoísmo, ambição covardia e iniquidade nos cercam como coisas comuns, inofensivas. Como igreja, nos acostumamos com o pecado. Não somos mais a oposição, somos apenas um grupo que vive de um modo diferente, mas enterra o evangelho dentro de si mesmo, sem dividir com mais ninguém.
 Como será que Deus se sente nessa história toda? Será que, como igreja, já paramos pra pensar em como Deus se sente ao ver tantas pessoas mergulham nesse sistema destrutivo? Pior ainda: Como Deus se sente ao ver o evangelho enterrado em nossos corações sem produzir frutos?


Capítulo 11:
1 "Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei o meu filho.
2 Mas, quanto mais eu o chamava, mais eles se afastavam de mim. Eles ofereceram sacrifícios aos baalins e queimaram incenso os ídolos esculpidos.
3 Mas fui eu quem ensinou Efraim a andar, tomando-o nos braços; mas eles não perceberam que fui eu quem os curou.
4 Eu os conduzi com laços de bondade humana e de amor; tirei do seu pescoço o jugo e me inclinei para alimentá-los.

Nossas atitudes nos levam à nossa própria destruição, mas Deus nos oferece uma chance:

"Semeiem a retidão para si, colham o fruto da lealdade, e façam sulcos no seu solo não arado; pois é hora de buscar o Senhor, até que ele venha e faça chover justiça sobre vocês." Oséias 10:12

"Como posso desistir de você, Efraim? Como posso entregar você nas mãos de outros, Israel? Como posso tratá-lo como tratei Admá? Como posso fazer com você o que fiz com Zeboim? O meu coração está enternecido, despertou-se toda a minha compaixão." Oséias 11:8

Através de Jesus, podemos voltar pra Deus. O arrependimento sincero comove o coração do pai. Se em nossos corações houver o desejo de mudar e voltar pra Deus, com certeza Ele nos ouvirá. Ele nos ama e se compadece por nós. 
 Ele é capaz de nossas próprias ambições. Há esperança para a esposa de Oséias. Ela só precisa voltar àquele que a amou primeiro.

Ouça agora, no livro de recortes, a música Hosea's Wife (Esposa de Oséias) com tradução.





Um comentário:

  1. Tu és mesmo uma bênção mari continua nessa força: Lucas 1 : 17
    E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo! Fique à vontade pra comentar e deixar seu recado, lembrando que os comentários estão sujeitos a moderação.