A importância de saber calar a boca


Salmo 32:8 - 11
8 Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.
9 Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti.
10 O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia no SENHOR a misericórdia o cercará.
11 Alegrai-vos no SENHOR, e regozijai-vos, vós os justos; e cantai alegremente, todos vós que sois retos de coração.

Seguir os conselhos de Deus e andar segundo sua vontade não é uma forma de vida fácil. Principalmente quando a forma como falamos não condiz com o que acreditamos. A palavra de Deus dá forte ênfase ao cuidado que devemos ter na hora de falar.
 Mas porque o que dizemos é tão perigoso? Afinal, qual cuidado devemos ter sobre nossas palavras? A bíblia diz que "O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração" (Lucas 6:45)
 Isso quer dizer que as coisas que você fala com mais frequência são aquelas que têm mais domínio sobre sua mente. Por exemplo, já percebeu como são as conversas quando se está com fome? Uma hora ou outra acaba falando-se em comida. No verso 9 do salmo 32, Deus nos chama a atenção para um detalhe muito importante: "Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti." Não adianta tentar simplesmente não falar aquilo que se pensa, pois é como colocar um freio: pode até funcionar, mas não por muito tempo.
 O que Deus que é que dominemos nossa mente. O Pai deseja que escolhamos pensar aquilo que não vamos ter vergonha de falar. Assim é a mente do justo, que leva sua mente cativa à vontade de Deus. O que você pensa uma hora ou outra pode sair de sua boca, e isso pode causar muitos estragos. Não conseguimos dominar nossas mentes sozinhos, mas se orarmos e buscarmos a Deus, tudo que sair de nossa boca poderá e deverá ser ouvido em alto e bom som.
 Escrevi uma oração que pode ajudar. Se é da vontade do seu coração encher sua mente e suas palavras de coisas que edificam, leia conscientemente e em voz alta:


 Senhor, peço-te domínio sobre meus pensamentos. Perdoa-me por nem sempre controlar o que digo, perdoa-me por não agir como deveria, por não agir como Jesus. Quero dedicar meus dias a encher minha boca e minha mente de palavras que exaltem teu nome. que saiam da minha boca palavras de amor e cura sobre a vida de todos os que me cercam. Perdoa-me por meus erros. Quero acertar, quero falar como Jesus.
 desde já te agradeço por essa mudança em minha vida. Em nome do teu Filho amado Jesus, Amém.

Um comentário:

  1. Devemos orar pedindo ao Senhor domínio próprio , para que falemos somente o que vai agradar ao Senhor!Amém

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo! Fique à vontade pra comentar e deixar seu recado, lembrando que os comentários estão sujeitos a moderação.