Somos A Resistência

 Evangelho de Mateus, capítulo 10, versículos 34 a 40:
34 "Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada."
35 Pois vim para fazer que ‘o homem fique contra seu pai, a filha contra sua mãe, a nora contra sua sogra;
36 os inimigos do homem serão os da sua própria família’.
37 "Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;
38 e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.
39 Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará."
40 "Quem recebe vocês, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou."


É meio complicado imaginar Jesus dizendo essas palavras. Essa passagem me lembra muito aqueles momentos no filme em que o líder de uma resistência reúne-se com seus companheiros e dá suas palavras finais antes da guerra. E era isso mesmo que Jesus queria fazer. Causar uma divisão na mente das pessoas. 
 Espera aí, que agora foi que a história ficou confusa: Como assim, Jesus, o amor em pessoa, o filho de Deus, como ele poderia querer uma coisa dessas?
 Jesus veio para nos libertar de todo pecado, mostrando o caminho do amor de Deus, muito superior, que nos conduz à salvação (1 Coríntios). Paulo, na sua carta à igreja em Corinto fala desse amor que Jesus nos propõe viver. Mas o que Jesus realmente queria dizer é que não pode haver libertação e salvação pelo amor se nós ainda achamos o pecado natural. 
 É nosso dever tomarmos uma posição efetiva contra o pecado. Jesus disse as consequências que isso traria quando afirmou: "e quem perder a sua vida por amor de mim a encontrará." Ele não falava de apontar e condenar os erros, mas sim de não se conformar, não tomar a forma desse mundo. É claro que isso traz conflitos, seja  na família, seja com os amigos. Mas o maior conflito, a maior guerra que pode haver por tomarmos essa decisão acontece dentro de nossas mentes. 
 A divisão de que Jesus fala vai muito além dos nossos relacionamentos, ela acontece dentro de nossas mentes, dentro de nossos corações. A essência de ser cristão não está em não pecar, pois se fosse assim, nenhum de nós poderia se dizer cristão. A essência está em o pecado ser um acidente, e não um hábito ou vício. O mais difícil é que muitas vezes não cometemos o pecado, mas pecamos quando achamos ele natural, normal, inofensivo às pessoas que nos cercam. 
 E é por isso que somos uma resistência. O mundo tem o pecado como algo natural, mas faz parte do nosso chamado negarmos essa natureza. Quando nos levantamos e determinamos nossa posição, aí é que a guerra externa começa. As pessoas param de falar com você porquê dizem que você ficou certinho demais, radical, fanático. Mas não se deixar abater é o segredo. Perseverar, insistir, falar ao mundo aquilo em que acreditamos causa desconforto justamente porque a nossa natureza é pecaminosa, mas Deus nos dá a chance de sair desse conforto aparente pra vivermos livres do pecado. 
 As palavras de Jesus podem ter parecido duras, mas é de amor que ele fala. Não é possível habitar amor a Deus e amor ao pecado na mesma pessoa. Ele quer nos libertar disso. Prossigamos em resistência, por amor daquele que nos enviou. E que ele nos fortaleça, pois na jornada como peregrinas, haverá muitas guerras a travar.
 Esse vídeo fala justamente sobre isso. É uma música da banda Switchfoot. Prestem atenção na letra e nas imagens. Espero que gostem e que sejam edificados. ^.^
http://www.youtube.com/watch?v=2b_2k1X1dWw&playnext=1&list=PL618D1C2780BFA524&index=47

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo! Fique à vontade pra comentar e deixar seu recado, lembrando que os comentários estão sujeitos a moderação.