#scraps# aprenda a fazer seu livro de recortes!

Hoje tive vontade de publicar algo diferente aqui no blog. Quero compartilhar com vocês uma das minhas grande paixões: o scrapbook. Bem, aqui no Brasil essa arte vem tomando bastante espaço, e na íntegra, significa "livro de recortes", mas se trata de recortes decorativos em geral. É uma forma de arte, terapia e também de diversão e desenvolvimento da coordenação e do senso artístico (hehe XD). Quero mostrar a vocês algumas coisinhas que eu fiz, e dar umas dicas de como deixar a agenda, os cadernos, o álbum de fotografias, o mural de fotos, enfim: tudo com a sua cara e o seu estilo. A qualidade da câmera não é muito boa (já vou resolver isso) mas dá pra ver como ficou.
Detalhe de uma contra-capa de caderno
 O segredo está em usar o que estiver a disposição. Recortes de revista são os meus favoritos.
Pra organizar a página que você vai fabricar, primeiro é preciso selecionar as figuras que você vai utilizar e colocá-as sobre a base, sem colar nada, só pra ver como e onde você vai colar cada figura. 
Você pode fazer como se fosse uma flor: primeiro você escolhe a figura central da sua página (deve ser maior que as outras figuras), que vai servir como 'título' do scrap. Depois você vai adicionando as outras figuras menores ao redor da central, como 'pétalas' ao redor do 'miolo' da flor (no caso o miolo é a figura principal).
 Outro ótimo truque é colocar as figuras menores como 'molduras' das figuras maiores, ou seja, use adesivos, letras de títulos recortadas de revistas, ou mesmo pedaços de papel colorido cobrindo as bordas da figura, como na capa que eu fiz acima: não dá pra ver onde a figura da garota de óculos termina, mas ela ficou bem destacada pelo tamanho e pela posição. Além disso, você pode usar caneta de escrever em CD ou caneta esferográfica preta pra rabiscar frases, setinhas, carinhas, nomes, emoticons, o que quiser.
notinhas musicais e arabescos dão impressão de movimento 
 É muito importante escolher um fundo pra sua página. Mesmo que você preencha quase tudo com os recortes, o acabamento fica melhor, e mais caprichado. nessa capa que eu fiz acima, eu usei pedaços de texto de revista, e o efeito ficou bem legal. Vale lembrar que é preciso ser cuidadosa com folha de revista, pois ela costuma fazer muitas bolhas. O segredo é molhar a folha e passar a cola branca com um pincel macio e chato na base, e depois passar a cola por cima da folha. Não é bom colar o papel revista encharcado, pois ele fica escorregando. A melhor hora de colar é quando ele para de pingar. é bom deixar um prato de vidro perto com um pouco de água pra umedecer os recortes de revista. Cores básicas e mais discretas são ideais.

a página pode ser simples, o importante é abusar das dobraduras saindo da página

você pode colocar desenhos seus e recortar como se fossem de revista
 Lápis de cor, canetinhas coloridas, canetas metálicas, marca-texto e canetas esferográficas coloridas ajudam a deixar a página mais detalhada. O  importante é fazer com capricho e paciência, e o visual vai ficar ótimo, bem criativo e original.
Bem, agora é só começar! Qualquer caderno ou agenda de capa dura servem, de preferência se forem de espiral. Se houver qualquer dúvida, deixa seu comentário, e eu vou responder o mais rápido possível.

3 comentários:

  1. Muito bom,vou tentar fazer,vou usar fotografias,deve ficar bem legal!
    Bjos e obrigado pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Legal! Os 1º ficaram incríveis! Foram a minha inspiração! Colei jornal como plano de fundo num caderno meu e ficou D++!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que vocês gostaram! em breve, depois do vestibular(vou fazer este ano),pretendo fazer uma nova postagem sobre customização na seção de arte do blog. Vou trazer novas diquinhas e super novidades! se houver qualquer dúvida, é só postar aqui, blz? ^.^

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo! Fique à vontade pra comentar e deixar seu recado, lembrando que os comentários estão sujeitos a moderação.